O prefeito do Rio, Eduardo Paes anunciou nesta segunda-feira (10) que a obra da TransBrasil, entre o Centro e Deodoro, está com o projeto aprovado com o orçamento de R$ 1,5 bilhão. Parte da verba para a construção de mais um BRT (Bus Rapid Transit), corredor expresso exclusivo para ônibus, será federal. – Por enquanto, o que posso falar é que o projeto foi aprovado e que parte da verba será federal. Agora cabe a presidente Dilma anunciar o resto. Mais de 70% dos cariocas não sabem como funciona o BRT, diz pesquisa O anúncio foi feito durante o encontro do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), no Copacabana Palace, na zona sul, onde compareceram representantes das principais empresas privadas que investem na cidade. Paes não informou o prazo para início ou término da obra na avenida brasil. Atualmente, estão em andamento a Transcarioca, com 39 km de extensão e 45 estações, que ligará a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão; e a Transoeste, entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz, com 56 km, 53 estações e previsão de 200 mil usuários/dia. Ainda há a Transolímpica, ligando o Recreio a Deodoro. Visibilidade e investimentos
De acordo com Marcelo Haddad, diretor executivo da Rio Negócios, agencia municipal para atrair investimentos, projetos não vão faltar para transformar o Rio. Além das obras do BRTs, estão previstas 16 projetos na área de transporte. Na parte de infraestrutura serão 35, no meio ambiente são 30 e no setor de desenvolvimento social mais 20.
– O Rio é o local mais “quente” para negócios no país nesse momento. A cidade tem uma visibilidade global incomparável nos próximos cinco anos.
Ainda segundo Haddad, a agencia recebeu mais de 330 empresas interessadas em parceria e verificou 154 projetos em potencial, conseguindo alcançar um portifólio de R$ 1,8 bilhão.
O presidente da Record Rio, Carlos Geraldo Oliveira, que esteve no encontro representando a empresa, uma das patrocinadoras do Lide Rio, afirmou que a Record apoia o crescimento da cidade. Ele destacou a importância do projeto Porto Maravilha para a revitalização da capital. – Acreditamos tanto no progresso do Rio que investimos nosso núcleo de novelas aqui e vamos transferir nossa sede na cidade para a zona portuária. Outra empresa empolgada com as oportunidades do Rio é o grupo Andrade Gutierrez, segundo o presidente Otávio Azevedo. Ele também diz acreditar que os compromissos assumidos para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 serão cumpridos. – O Rio se tornou foco das atividades do grupo. Mais que dobramos o nosso número de executivos e engenheiros que atuam aqui. Estamos confiantes que o Rio vai estar pronto para 2014 e 2016. Dá um pouco de aflição, mas a sociedade pode ficar tranquila.