A Jornada Mundial da Juventude mostrou ao mundo a hospitalidade do carioca, que não hesitou em abrir as portas de suas casas para os peregrinos. O protagonismo dos jovens foi um dos pontos ressaltados pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, durante um jantar oferecido pelo Grupo de Lideres Empresariais do Rio de Janeiro (LIDE), nesta quinta-feira, 27 de agosto, no Copacabana Palace.

Em reconhecimento pelas atitudes de Dom Orani em prol do desenvolvimento social e cultural da cidade, principalmente durante a JMJ, o LIDE ofereceu ao Arcebispo uma placa comemorativa. O evento contou com a presença de diversas lideranças do ramo empresarial. A presidente do Grupo de Líderes Empresariais, Andréa Repsold, recordou que a Jornada Mundial da Juventude gerou um grande faturamento para a cidade:

— A Jornada trouxe mais de 175 países para o Rio de Janeiro e 78% destas pessoas nunca tinham vindo à cidade. A JMJ gerou faturamentos espetaculares e eu acho que Dom Orani foi um grande mentor deste projeto, alguém que esteve à frente de tudo. Esta homenagem é muito justa e merecida, destacou.

O LIDE promove frequentemente encontros para debater sobre temas relacionados ao Rio de Janeiro. Após o sucesso da Jornada Mundial da Juventude, Dom Orani foi escolhido para ser um destes homenageados e comentar sobre os trabalhos realizados. Durante o seu discurso, o Arcebispo ressaltou a forte presença latino-americana na Jornada, lembrando que a última edição realizada no hemisfério Sul foi na Argentina, em 1987. O Arcebispo fez também um balanço da JMJ Rio2013:
— Trabalhamos incansavelmente para organizar a Jornada, juntamente de todas as pessoas envolvidas, e a vinda do santo Papa. Durante a JMJ, a juventude mostrou o seu protagonismo de maneira universal. (…) Havia um certo temor porque a única Jornada realizada anteriormente na América Latina foi na Argentina. Por isso, neste ano, no Rio de Janeiro tivemos a maioria de latino-americanos, muita gente que nunca havia participado de uma jornada também esteve presente. Agora, com o evento já realizado, vimos que os jovens que vieram para a cidade trouxeram consigo uma solução. Os ideais que movem esses jovens fizeram com que as coisas, que aparentemente eram difíceis, fossem resolvidas, afirmou.

Para o secretário municipal de Transportes Claudio Roberto Osório, a Jornada Mundial da Juventude foi o maior encontro da história do Rio de Janeiro e Dom Orani foi o responsável pelo sucesso do evento:

— Essa homenagem não poderia ser mais justa e merecida. A JMJ foi um evento extraordinário para o Rio de Janeiro, um evento de grande complexidade, mas um evento de grande alegria que mexeu e transformou a nossa cidade. Dom Orani foi a personalidade por trás deste evento. Organizamos no Rio o maior encontro da história do Brasil, a maior movimentação de multidão da nossa historia e isso nos enche de orgulho. Estamos aqui para homenagear esta pessoa que juntou povo e governo, através da igreja, e promoveu um momento único da nossa cidade, ressaltou.

Veja como foi a homenagem: http://www.redentor.tv.br/media/dom-orani-e-homenageado-pelos-resultados-pos

Assista os melhores momentos da JMJ Rio2013: http://www.redentor.tv.br/media/retrospectiva-jmj-rio-2013

Fonte: Arquidiocese de São Sebastião OnLine – Raquel Araújo