O Lide-Rio promoveu, em 27 de agosto, um jantar em homenagem ao Dom Orani Tempesta por sua história e atitudes em prol do desenvolvimento social e cultural da cidade. Durante o evento, o arcebispo falou sobre a Jornada Mundial da Juventude e destacou os pontos positivos do evento. “Não sabíamos o que era a JMJ. Foi muito gratificante ver diferentes jovens, de várias partes do mundo, unidos por um bem maior. O espírito daquilo que significa jornada aconteceu. O medo foi vencido”. Dom Orani afirma que a cidade passou por alguns momentos turbulentos por conta dos transportes públicos e manifestações, mas que os problemas foram minimizados e tudo correu com perfeição. “Vimos que é possível cuidar do bem da cidade. A fé, quando equilibrada e bem-vivida, une a todos”.
Durante a JMJ, o Arcebispo disse que um dos momentos mais marcantes foi o minuto de silêncio dos 3 milhões de peregrinos na praia de Copacabana. “Acredito que em nenhum outro momento vamos conseguir ouvir o barulho das ondas como ouvimos naquele dia”. Dom Orani também revelou cenas de bastidores com o Papa Francisco em que poucos puderam ter acesso. “Por uma questão de agenda e prioridade, o Papa não visitou o Cristo Redentor, mas toda vez que passava de helicóptero perto ele fazia questão de rezar, agradecer e abençoar o povo brasileiro”, disse. Ao final do jantar, o homenageado agradeceu o Lide e finalizou: “A jornada acabou de começar! Que todos sejam um!”.
A cerimônia contou com a presença de 100 convidados, entre empresários, executivos, representantes consulares e autoridades governamentais, que foram recebidos pela presidente do Grupo de Líderes Empresariais, Andréia Repsold. O Lide-Rio promove eventos em que o Rio de Janeiro é o centro das discussões. Os debates têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento do estado por meio de ações das indústrias e do empresariado presentes e participativos.