RIO — A Petrobras vai investir no Rio de Janeiro cerca de US$ 120 bilhões entre 2013 e 2017. O número foi revelado hoje por Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras, ao ser homenageada na segunda edição do prêmio Rio+Empreendedor, criado pelo Lide Rio (Grupo de Líderes Empresariais) e Agência Rio Negócios. O evento premiou ainda onze empresas dos mais variados setores. A Infoglobo, que publica os jornais O GLOBO e “Extra”, ganhou na categoria Entretenimento.

O objetivo do prêmio, que aconteceu no salão nobre do Copacabana Palace, é homenagear empresas que desenvolvem inciativas para estimular o desenvolvimento do Rio de Janeiro.

— A Petrobras está ligada ao Rio de Janeiro. Somos irmãos dessa cidade. Vamos investir US$ 230 bilhões entre 2013 e 2017. É uma responsabilidade grande fazer esse investimento. São mais de US$ 120 bilhões para o Rio de Janeiro entre 2013 e 2017. Neste ano, concluímos nove unidades de produção, que vão adicionar mais de um milhão de barris a nossa capacidade instalidade. Desse total, 600 mil barris serão no Rio. É um valor expressivo em arrecadação de royalties — disse Graça Foster, que recebeu o prêmio de Pedro Paulo Carvalho, chefe da Casa Civil da Prefeitura do Rio.

Marcello Moraes, diretor geral da Infoglobo, que recebeu o prêmio de Patrícia Padral, diretora de Assuntos Corporativos da Chevron, lembrou que está sempre pensando em projetos para a cidade com uma visão de sustentabilidade a longo prazo, pensando sempre em um Rio após 2016.

— Estamos sempre pensando em que tipos de projetos a gente pode fazer e desenvolver que sejam bons para a cidade, para os cariocas e que tenham visão de sustentabilidade a longo prazo. Tudo que a gente faz está sempre visando isso. Alguns projetos já estão consolidados, como o projeto de Carnaval, o projeto Verão, o projeto Serra, o Intercolegial e o Rio Gastronomia. Este ano lançamos o Rio Design. E assim a gente vai arrumando um calendário de doze meses, de estar sempre presente na vida dos cariocas, trazendo coisas positivas para a cidade. A gente está pensando em algum evento de educação para o próximo ano — disse Moraes.

A premiação contou ao todo com 11 categorias. No quesito Educação/Capacitação, o vencedor foi a Fundação Cesgranrio. Na categoria Financeiro, quem levou foi o banco BTG Pactual. Também ganharam o Prêmio o Copacabana Palace Hotel (Hospitalidade/Hotelaria), Nissan (Indústria), Empresa Olímpica Municipal (Infraestrutura), Casa Civil do Rio de Janeiro (Inovação), BG Brasil (Óleo & Gás), Instituto Nacional do Cérebro (Saúde), Souza Cruz (Negócio Sustentável) e Multiplan (Varejo).

— Temos um foco no desenvolvimento em inovação. Vamos investir entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2 bilhões até 2025. Até agora, já investimos US$5 bilhões. Estamos no pré-sal do Brasil desde 2000, quando compramos blocos na segunda rodada e começamos a explorar o pré-sal com a Petrobras — disse Nelson Silva, CEO da BG América do Sul.

O presidente da Souza Cruz, Andrea Martini, comemorou o prêmio lembrando os 110 anos da empresa.

— A nossa prioridade sempre foi a sustentabilidade — disse Martini.

José Isaac Perez, presidente da Multiplan, dona do BarraShopping e do Village Mall, afirmou, ao receber o prêmio, que os empreendimentos que constrói ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

— O BarraShopping ajudou no desenvolvimento da Barra — afirmou Perez.

Fonte: OGlobo OnLine