O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, promoveu nesta segunda-feira (12/1) um almoço com empresários do LIDE RIO para debater os desafios e oportunidades para os próximos quatro anos no estado. Pezão afirmou durante o debate que as Parcerias Público-Privadas, as PPPs, são um modelo fundamental para a realização de novos projetos, especialmente na área de transporte.

O governador disse ainda que os novos projetos incluem levar o BRT para a Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, o sistema de esgoto também para a Baixada e Região Metropolitana e um projeto de banda larga. “Vamos utilizar muito as PPPs. Quero usar no metrô, para levar o BRT para fora do Rio, estamos desenhando isso. A cidade do Rio não resolve seus problemas se não falar com a Região Metropolitana do Rio”, disse Pezão.

O governador informou que os municípios do estado que lucram com os royalties do petróleo irão perder entre 30% e 65% da arrecadação em 2015 – por conta da queda do preço no barril de petróleo. No entanto, Pezão afirmou que irá auxiliar as prefeituras com um plano para enfrentarem essa baixa. O governador informou que se reuniu com a presidente Dilma Rousseff na última semana para conversar sobre o assunto.

“Sou otimista, vejo os momentos de crise como uma oportunidade. Temos um problema hoje que é o petróleo, mas é bom pensarmos nele, é uma riqueza finita. O Rio teve muitos ganhos nos últimos anos. Precisamos continuar investindo em Segurança Pública. Foi isso que proporcionou o aumento do empresariado no Estado”, afirmou Pezão, acrescentando que a entrada na Maré possibilitará a construção de um Centro de Educação Tecnológica com 26 escolas no local.

O LIDE RIO promove eventos em que o Rio de Janeiro é o centro das discussões. Os debates têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento do Estado por meio de ações das indústrias e do empresariado presentes e participativos.

Fonte: Jornal do Brasil