Pezão também adiantou a volta do governo itinerante
O governador Luiz Fernando Pezão anunciou, nesta segunda-feira (12/1), a instalação de uma unidade da empresa DeMillus, fabricante de lingerie, em São Gonçalo, que deve gerar cerca de mil empregos. Pezão citou ainda a implantação de outros dois empreendimentos para os próximos anos: Michelin e L’Oréal. Os anúncios foram feito durante um evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais do Rio de Janeiro (LIDE-RIO) em Copacabana.
A Michelin investe em uma nova fábrica em Campo Grande. Já a indústria de cosméticos está instalando um novo Centro de Pesquisa e Inovação na Ilha de Bom Jesus, no município do Rio. A unidade fica em um terreno de 29,5 mil metros quadrados e receberá investimentos de R$ 200 milhões, empregando cerca de 400 trabalhadores.
– Queremos continuar estabelecendo parcerias com os empresários. Os números mostram o quanto o estado cresceu nos últimos anos e o quanto ainda vai crescer. Temos R$ 20 bilhões em recursos e obras a serem entregues. Apenas isso já dá para manter o nível de empregabilidade que alcançamos. O Rio tem muitas oportunidades e estamos estudando os setores que podemos incentivar. Não vamos parar – disse o governador.
O governador também abordou os desafios e oportunidades do Estado para os próximos quatro anos. Projetos sociais, esportivos e culturais e os planos nas áreas de Segurança, Desenvolvimento Econômico, Educação e Saúde foram alguns dos temas discutidos com o empresariado. Pezão afirmou ainda que conversou com a presidenta Dilma Rousseff na semana passada sobre o projeto de levar wi-fi gratuito aos municípios fluminenses.
Governo itinerante
Pezão aproveitou o evento para também anunciar o retorno do governo itinerante em março. Criado em 2014 com o objetivo de rodar o estado para ouvir demandas da população, de empresários, gestores e políticos em todas as áreas administradas, o projeto volta a circular pelos municípios com a presença do governador e de secretários.
– Vamos recomeçar a percorrer o estado ouvindo as pessoas, para saber quais os desafios de cada município. Acho que quem ouve mais erra menos. Aproveito essa oportunidade de hoje para colocar meus secretários à disposição do empresariado. Queremos superar as dificuldades que estão por vir através do trabalho. Sabemos que se dermos oportunidades para as pessoas empreenderem o estado cresce. E há uma demanda grande de empresas que querem investir aqui. Estaremos mais agressivos para que o ambiente de negócios se desenvolva ainda mais. Sem prosperidade não há progresso – ressaltou Pezão.
Incremento na Segurança Pública atrai investimentos
Durante o encontro, Pezão também confirmou os investimentos no setor de Segurança e a manutenção e incremento das Parcerias Público-Privadas (PPPs).
– Segurança Pública hoje é uma emergência. Vamos enxugar os gastos, mas não abro mão de continuar investindo pesado nessa área e também em Educação e Saúde. Precisamos, por exemplo, fazer as bases definitivas das UPPs, mas para pedirmos financiamento aos bancos para isso, é necessário que esses terrenos tenham Registro de Imóvel. Só que a grande maioria dos terrenos nas comunidades não tem esse documento. É em casos como esse que os recursos da iniciativa privada são fundamentais, nos ajudando a vencer a burocracia e dando velocidade aos processos. Vamos precisar das PPPs em diversos outros projetos, como na Linha 3 do Metrô, nos corredores de BRT na Baixada, Niterói e São Gonçalo, no projeto de tratamento de esgoto na Região Metropolitana, entre outros – afirmou o governador.
Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social – Veronica Lopes – Leia matéria original