O LIDE Rio de Janeiro promoveu café da manhã com o Secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osório, e o Secretário Municipal de Transportes, Rafael Picciani, no Fórum Empresarial de Mobilidade Urbana – Rio 2016. Durante o evento, Osório adiantou que pretende pedir a concessão de três rodovias federais no estado (BR-101, BR-456 e Arco Metropolitano) e a construção de uma linha férrea de carga ligando o Rio de Janeiro a Vitória (ES), em reunião com ministros da República e o Governador Pezão.
“A maioria das rodovias mantidas pela União (no Estado do RJ) não tem recebido o investimento necessário para o crescimento, ampliação e conservação. Identificamos a possibilidade de solicitar a concessão ao governo federal, pois são rodovias importantes para o desenvolvimento de toda a Região Metropolitana”, afirmou Osório. Osório apontou ainda que há uma dívida com o Leste Metropolitano e com os moradores de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. E prometeu dar prioridade máxima para dotar a região com transporte de alta capacidade nos próximos quatro anos. Segundo ele, até o final do primeiro semestre, será definido qual transporte — metrô ou BRT — deve ser feito para ligar Niterói a São Gonçalo. As obras devem começar em 2016 e, mais uma vez, as parcerias público-privadas foram exaltadas como fundamentais no processo de desenvolvimento dos transportes no estado. “O governo do Rio acredita que a saída para o Brasil, diante das dificuldades que encontramos hoje, está na aceleração das concessões e na aproximação do setor privado com os investimentos de infraestrutura e logística”, reforçou. O secretário destacou ainda o estudo de alternativas e desenvolvimento de projetos. “No segundo semestre teremos projetos prontos para negociar com o governo federal e a iniciativa privada”, concluiu.
O Secretário Municipal de Transportes, Rafael Picciani, mostrou o mapa da transformação do sistema de transporte público no Rio de Janeiro até os Jogos Olímpicos de 2016 e o legado de serviços para a cidade. Picciani ressaltou a necessidade de melhorar o transporte público para a população e a importância de incentivar a utilização por parte de todos.
“Outro dia, em debate com técnicos, questionei o percentual de redução de circulação de carros com essas melhorias. O número ainda é muito baixo, inferior a 5% a cada novo modal. Até mesmo para a chegada do metrô na Barra da Tijuca. Isso é abaixo do que desejamos para uma melhor reorganização da sociedade”, informou Picciani. “Estamos empenhados em oferecer transporte público de qualidade e interligados para que, assim como fazem no exterior, brasileiros de todas as classes sociais sintam-se motivados e seguros a optar pelo metrô, ônibus, BRT, VLT, barcas, e contribuam para a melhoria da mobilidade urbana.”
A presidente do LIDE Rio de Janeiro, Andréia Repsold, recebeu cerca de 150 líderes empresariais e autoridades governamentais no Copacabana Palace. O LIDE RIO promove eventos em que o Rio de Janeiro é o centro das discussões. Os debates têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento do Estado por meio de ações das indústrias e do empresariado presentes e participativos. Também estiveram presentes Lélis Marco Teixeira, presidente da Fetranspor; Fernando Bomfiglio, diretor da Souza Cruz; Marcelo Haddad, presidente do Rio de Negócios; dentre outros.
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