Em reunião no Fórum Empresarial de Mobilidade Urbana – Rio 2016, na manhã desta segunda-feira, o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório informou que irá pedir, na próxima quarta-feira, a concessão de três rodovias federais. Estão incluídas no plano a BR-101, BR-456 e o Arco Metropolitano. Além disso, em reunião entre com o ministro dos Transportes e o governador Luiz Fernando Pezão, o secretário também pretende pedir a construção de uma linha férrea de carga ligando o Rio de Janeiro a Vitória, no Espírito Santo.

– Ela atende ao porto do Rio de Janeiro, de Macaé, do Açu, ao Porto Central, o novo projeto portuário no Espirito Santo, e ao de Vitória. Essa ferrovia é fundamental para reforçar a vocação logística do Rio como grande centro logístico do Sudeste e, consequentemente, como grande centro logístico do Brasil. Na verdade, temos ele em projeto e queremos, como avançamos no nosso projeto, que o Governo Federal inicie as audiências públicas para que a gente leve esse projeto a licitação da sua concessão – explicou Carlos Roberto Osório.

O Fórum, promovido pelo LIDE-Rio, também contou com a participação do secretário municipal de Transporte, Rafael Picciani. Ele mostrou o mapa da transformação do sistema de transporte público na cidade até as Olimpíadas de 2016.

– Estamos empenhados em oferecer transporte público de qualidade e interligados para que, assim como fazem no exterior, brasileiros de todas as classes sociais sintam-se motivados e seguros a optar pelo metrô, ônibus, BRT, VLT, barcas, e contribuam para a melhoria da mobilidade urbana – afirmou o secretário.

Fonte: Roberta Hoertel – Extra