Em reunião com o Governo Federal na próxima quarta-feira, estado ainda pretende pleitear a construção de uma ferrovia entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo

O Governo do Rio de Janeiro vai pedir ao Governo Federal na próxima quarta-feira (8) a concessão à iniciativa privada de três rodovias: BR-101, BR-456 (antiga Rio São Paulo) e Arco Metropolitano, além da construção de uma ferrovia para ligar a capital carioca à Vitória, no Espírito Santo. As informações foram dadas nesta segunda-feira (6) pelo secretário estadual de transportes, Carlos Roberto Osório, em fórum sobre mobilidade urbana.

“A maioria das rodovias mantidas pela União [no Rio de Janeiro] não têm recebido o investimento necessário para o crescimento e conservação. Por isso, identificamos a possibilidade de solicitar a concessão. São rodovias importantes para o desenvolvimento e, com a concessão, poderíamos mantê-las melhor e dar mais mobilidade ao Rio”, disse o secretário.

Já a ferrovia Rio-Vitória, que também seria concedida à iniciativa privada, pretende interligar portos dos dois estados. “É uma ferrovia que será importantíssima para o nosso estado. Ela liga o porto de Sepetiba até o porto de Vitória, atendendo aos Portos do Rio, de Macaé e do Açu. Ela é fundamental para reforçar a vocação logística do Rio”, afirmou Osório.

O secretário disse ainda que decidirá, até o final deste semestre, qual opção de transporte de massa será adotada para ligar Niterói a São Gonçalo. Hoje se trabalha com duas opções: a Linha 3 de metrô de 22 quilômetros, orçada em R$ 3,9 bilhões, ou um corredor exclusivo de ônibus (BRT) de 46 quilômetros, que custaria a metade do orçamento.

Participarão do encontro na próxima quarta-feira representantes dos ministérios do Transporte e do Planejamento, além do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

Fonte: Infraestrutura Urbana