Em fórum sobre mobilidade urbana na manhã desta segunda-feira (6), o secretário estadual de transportes do Rio, Carlos Roberto Osório, antecipou que, na próxima quarta-feira (8), vai pedir a concessão à iniciativa privada de três rodovias federais: BR-101, BR-456 (antiga Rio São Paulo) e Arco Metropolitano. A proposta será apresentada em reunião com ministros da República.
“A maioria das rodovias mantidas pela União (no RJ) não têm recebido o investimento necessário para o crescimento e conservação. Identificamos a possibilidade de solicitar a concessão. São rodovias importantes para o desenvolvimento e, com investimentos da concessionária, poderíamos mantê-las melhor e dar mais mobilidade ao Rio”, disse o secretário.
Participarão do encontro representantes dos ministérios do Transporte e do Planejamento, além do governador Luiz Fernando Pezão. Entre os pedidos de concessão, Osório pretende incluir também a ferrovia Rio-Vitória, uma das 12 propostas pelo governo federal, e que seria interligada a portos dos dois estados.
Durante o encontro com líderes empresariais, Osório afirmou também que o Rio se distancia da promessa feita pelo governador Pezão e pela presidente Dilma Rousseff, feita no ano passado, sobre a construção da Linha 3 do Metrô. A obra beneficiaria os municípios de Itaboraí, Niterói e São Gonçalo. Hoje, a construção de dois BRTs para suprir a necessidade de um transporte de massa no local, chamado Leste Metropolitano, é bem vista pelo governo estadual.
“As condições macroeconômicas não são as mesmas. Diante desse novo cenário, o governo estadual não conseguiria arcar com o empréstimo”, disse. Segundo ele, a Linha 3 é orçada em R$3,9 bilhões e seria paga pela União e, em parte, pelo estado após mpréstimo. O novo projeto custaria a metade do preço.
O secretário disse ainda que a definição de qual transporte — metrô ou BRT — deve ser feita até o primeiro semestre deste ano para dar início a licitação e, em 2016, começar as obras.
Fonte: Gabriel Barreira / G1 Rio