O vice-governador de São Paulo, Márcio França, falou sobre a movimentação do setor mesmo diante de um cenário difícil. “Somente a cidade de São Paulo abriu 275 mil novas empresas em 2015. Ainda que isso, em parte, possa ser reflexo do desemprego, demonstra o espírito empreendedor das pessoas”. O posicionamento do governo também foi lembrado pelos empresários como fator importante para a independência e renovação do setor. “O fim do ciclo da estatização começa com um novo ciclo do livre mercado. Esse fato tem levado todos os países no caminho certo”, afirmou FLÁVIO ROCHA, CEO da RIACHUELO.
“As pessoas mudam hábitos durante a crise. No Brasil, 59% reduziram compras e 66% buscam preços mais acessíveis”, afirmou Adriano Araújo, CEO da DUNNHUMBY, que mapeou os US$ 600 bilhões de gastos no varejo em todo o mundo e traçou um perfil do consumidor brasileiro no cenário econômico atual. As análises da empresa mostram que a tendência agora é economizar em itens essenciais para adquirir experiências de compra.
O novo perfil do consumidor também foi abordado por Julio Zaguini, diretor de relações com o mercado do GOOGLE BRASIL. “Os consumidores ainda vão às lojas, mas já muito informados, apenas para definir a compra”, destacou. Segundo ele, é preciso propiciar experiências e continuar a surpreender e agradar sempre”.
O FORUM NACIONAL DO VAREJO, CONSUMO E SHOPPING CENTERS conta com o patrocínio da BASF e FS, além do apoio da 3M e MAPFRE. Houve também participação da REDE RECORD e participação especial da ACCENTURE, ATENTO, GRUPO PÃO DE AÇÚCAR. PAN SEGUROS, RIACHUELO e UOL são colaboradores. São fornecedores oficiais ÁGUA PLATINA, ANTILHAS, BACCIO DI LATTE, CERATTI, CERVEJARIA MADALENA, CDI, ECCAPLAN, FRUTARIA, FOM, GRUPO BEM, KELLOGG’S, RODOBENS COMUNICAÇÃO e TALENT. ATMO, as rádios BAND AM e BAND NEWS, EDITORA GLOBO, os jornais ESTADÃO e PROPAGANDA & MARKETING, PR NEWSWIRE, REVISTA VAREJO e TV LIDE são mídia partners.
Fonte: UOL Economia | Foto de Gustavo Rampini