Eva Doris Monteiro falou sobre Economia Criativa, Cidades & Negócios para lideranças empresariais do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (19/7), das 9h às 12h30, no Belmond Copacabana Palace Hotel, durante o Fórum Empresarial de Cultura & Inovação. O evento recebeu a Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Eva Doris Rosental, e a economista e Doutora em Urbanismo, Ana Carla Fonseca, que falaram sobre Economia Criativa, Cidades e Negócios. Após as palestras, o tema foi debatido com lideranças empresariais, membros do Lide Rio, participantes do Fórum.
Assim como as demais ações do Lide RIO, o Fórum Empresarial de Cultura & Inovação tem o objetivo de apresentar temas de interesse de lideranças empresariais do estado do Rio, sob óticas diferentes, contando com exposições de personalidades cujas apresentações propiciem reflexões e discussões acerca dos temas, buscando contribuir com o desenvolvimento econômico e social do estado. O evento contou com palestras a respeito do conceito de Economia Criativa, suas possibilidades dentro do contexto da cidade e como podem ocorrer negócios e geração de renda a partir desse novo modelo.
O tema foi apresentado pela Dra. Ana Carla Fonseca sob a perspectiva da academia, observando o atual cenário econômico e o desenvolvimento social e urbano, e pela perspectiva das políticas públicas e iniciativas de incentivo à economia criativa, por Eva Rosental. A Secretária Eva Rosental observa a importância de discutir a Economia Criativa no Rio de janeiro e ressalta o pioneirismo do estado nessa área. “Dentro do contexto de crise, é crucial repensar as atuais e as potenciais vocações para as cidades fluminenses. É preciso inovar e, neste processo, a Economia Criativa tem muito a contribuir, uma vez que trabalha basicamente com conhecimento e com criatividade. Há alguns anos o estado conta com a incubadora RioCriativo, que em 2010 mereceu citação da ONU pela sua importância no fomento à Economia Criativa. Seu formato hoje é replicado em 14 estados brasileiros, mas devemos avançar muito mais”, relata Rosental.
Fonte: MaxPress