Cerca de 300 convidados, entre autoridades, empresários, investidores e executivos, se reuniram nesta segunda-feira (3), em um hotel da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para debaterem sobre o turismo na cidade. O Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, representou a Pasta no fórum empresarial. O evento foi promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE RIO) e ainda contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz.

Ao saudar empresários e líderes, Alberto Alves destacou a importância da iniciativa e considerou o fórum fundamental para o desenvolvimento do turismo do Rio de Janeiro. O secretário lembrou que a cidade é o destino mais procurado pelos estrangeiros em busca de lazer e o segundo para os que vêm fazer negócios. Dos 6,6 milhões de turistas que desembarcaram no Brasil, em 2016, 32,6% tiveram como destino o Rio de Janeiro.

Alves destacou também a avaliação muito positiva para 98,7% dos brasileiros e 83,1% dos visitantes estrangeiros que estiveram no Rio de Janeiro e afirmaram que a visita atendeu ou superou as expectativas. Itens como infraestrutura e segurança também foram bem avaliados pelos turistas, com mais de 80% de aprovação. “Esses números só comprovam a importância do Rio para o turismo brasileiro”, disse o secretário.

Segundo Alberto Alves, o Governo Federal está trabalhando para melhorar o ambiente de negócios, eliminar barreiras burocráticas e conquistar a confiança de investidores. Ele aproveitou o fórum para reafirmar a importância de parcerias e avançar na agenda do turismo. Entre as medidas previstas para este ano, estão a ampliação da conectividade aérea, a modernização da Lei Geral do Turismo e a reformulação do modelo de gestão da Embratur.

“Com essas medidas, vamos dar um importante passo para fazermos o futuro se tornar presente. Entendemos ser extremamente relevante e estratégica a parceria entre os entes públicos, responsáveis por traçar as políticas voltadas para o crescimento da atividade, e o setor produtivo, que faz a roda do turismo girar”, concluiu.

O LIDE – O Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne empresas brasileiras e multinacionais com faturamento superior a R$ 200 milhões anuais. O grupo está presente em 12 países e quatro continentes.

Fonte: Ministério do Turismo